Mensagem do Presidente

“O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer” – (Albert Einstein)

Caros Sócios,
Raul Ribeiro FerreiraVem aí mais um Congresso, este ano, em parceria com o Instituto Novas Profissões.
Numa altura em que queremos acreditar, com força, que algo está a mudar no nosso País e que, segundo o que é dito, essa mudança é para melhor, não podíamos deixar de abordar no nosso Congresso os temas que tanto nos dizem respeito e que condicionam de forma decisiva o presente e futuro da indústria Hoteleira.

No 1º Painel – “A situação e responsabilidade do Diretor de Hotel perante a desregulamentação da Profissão“ – trata-se a ligeireza com que se acabou com vários anos de profissionais que eram o garante da estabilidade da qualidade e muitas vezes da rentabilidade dos empreendimentos Hoteleiros, foi de tal maneira grave não só, pela expectativa de várias gerações que se prepararam para ser “Diretor de Hotel“ mas também, pelo vazio do legal que ficou nas responsabilidades exigidas à nossa profissão, e que agora estará em parte incerta ou não.
Vamos descobrir quando houver um acidente ou uma intoxicação, quem é o responsável?

No 2º Painel – “Certificação do Diretor de Hotel e Formação” – a Direção apresentará os resultados do processo até ao momento, e quais os próximos passos a dar.

Chegando ao 3º Painel – “Viabilidade do Conceito All Inclusive na Gestão dos Empreendimentos Turísticos” – com o aparecimento destes novos turistas, desviados de zonas que se encontram com pouca segurança, começa a haver a tentação de “apanhar” o cliente do all inclusive e a grande questão é se os nossos hotéis estão preparados e se queremos ter este tipo de operação que funciona como “eucaliptos” matando todo o comércio e restauração à sua volta.
Vamos perceber as vantagens e inconvenientes deste caminho.

A Gestão de preço na hotelaria vai ser tema para o 4º Painel quando cada vez mais nos debatemos com um esmagamento dos preços, qual a estratégia que temos de implantar para inverter o ciclo. Muito do aumento das taxas de ocupação que temos tido deve-se a estarmos com preços muito baixos, isto será uma estratégia ou uma inevitabilidade?

Nos desafios que a direção hoteleira tem, o Marketing tem ganho um peso maior e o estímulo de conhecimentos nesta área é interminável, depois do 1.0 e do 2.0, já estamos no Marketing 3.0. Será que estamos todos atentos a esta realidade e sabemos o que é?

O 6º Painel – “Certificação de Sistemas de Informação” – vai chamar a atenção para as obrigações e cuidados que temos de ter com os dados dos nossos clientes, as autorizações para as usar, mais a segurança das nossas redes informáticas que estão muita vezes desprotegidas.

7º Painel – “Disrupting the Hotel Biz” – Grandes desafios, novas soluções, onde 3 convidados com histórias na 1ª pessoa nos contarão os seus desafios, a inspiração, os sucessos e erros e que ousaram pensar e concretizar de forma diferente integrando novos conceitos em resposta aos novos desejos, necessidades e comportamentos dos clientes, num mundo em constante mudança.

No fim do primeiro dia temos o jantar da entrega dos prémios 2014 que vai ser um momento de reconhecimento da nossa profissão. É fundamental e necessário que estejamos presentes em grande número.

Estes eventos foram possíveis com o apoio das empresas patrocinadoras. A todas elas muito obrigado: Elis, JE92, Aviludo, Kelly Services, Wareguest/AvailPro, Delta, MicrosFidelio, Panpor, Roca, Diversey, Molaflex, Sogenave, IssWorld, Central de Cervejas, Vexillum, Interutil, PSG, Olissipo Lapa Palace, Samsung, Offley, Quinta dos Carvalhais, PT e Sorisa.
Também ao Instituto de Novas Profissões, na pessoa da Professora Mafalda Patuleia, um obrigado por nos ter acolhido com entusiamo e empenho.

Trabalhamos todos os dias para dignificar a nossa profissão com empenho e dedicação.

Por vós, por nós, digam “presente” no X Congresso Nacional da ADHP.

O Presidente
Raul Ribeiro Ferreira

Associação dos Directores de Hotéis Portugueses