Portugal já tem Associação de Baristas

Portugal já tem uma associação de Baristas, presidida por Inês Mendes. A entidade foi apresentada em julho nos jardins do Centro de Congressos da Junqueira, e nasceu com o objetivo de dar resposta à maior procura não só de especialistas, como de um consumo mais alargado do café, para além da tradicional “bica”.

A associação pretende ainda aumentar o número atualmente incipiente de baristas em Portugal através da formação, uma vez que a procura de especialistas na extração e produção de bebidas com e de café está a aumentar com a abertura de novos negócios ligados ao consumo do café, como é o caso das coffee shops.

Num país em que “beber uma bica” é praticamente um culto, um café “mal tirado” de manhã pode arruinar o resto do dia a um apreciador de um bom café. Para acabar com esses “traumas” a associação que quer ensinar que não basta ter um bom café para sair um bom café. É preciso saber tirar cafés, dando noções de torrefação, moagem, temperaturas, calibragem e limpeza da máquina e assim prestar um melhor serviço de cafetaria.