Portugal convidado pela primeira vez na 11ª edição dos “Prémios Roca – Iniciativa Hoteleira”

Os Prémios Roca – Iniciativa Hoteleira têm lugar de dois em dois anos, são organizados pela revista Gran Hotel Turismo, da Curt Ediciones sendo patrocinados pela Roca. Desde 1993, estes prémios homenageiam tanto as unidades hoteleiras, como profissionais que se tenham destacado pelos elevados padrões de qualidade nos mais diversos âmbitos: arquitetura, gastronomia, serviços e promoção turística.

O objetivo principal dos Prémios Roca – Iniciativa Hoteleira é o de promover o setor turístico, que lidera pela primeira vez o ranking mundial da competitividade turística do Fórum Económico Mundial.

Na edição deste ano, a organização pretende também premiar iniciativas hoteleiras fora do território espanhol, tendo sido escolhidos os destinos turísticos de Portugal e Dubai.

Os estabelecimentos hoteleiros em Portugal poderão candidatar-se a uma categoria: Prémio à Inovação Hoteleira em Portugal, e para isso basta acederem ao site www.premiosgranhotel.com, efetuar o registo, e enviar a informação solicitada.

Os 4 nomeados ao Prémio à Inovação Hoteleira em Portugal serão convidados a marcar presença na gala de entrega de prémios. Durante a cerimónia, como forma de promoção turística, serão projetados vídeos sobre a sociocultural e de alojamento no país.

Graças à sua localização privilegiada e ao seu fantástico clima, Portugal é cada vez mais um destino turístico de eleição. Segundo dados do Eurostat, o país registou em 2015 55.6 milhões de dormidas, 66% das quais por turistas estrangeiros. Portugal é atualmente o 6º país com uma maior percentagem de turistas estrangeiros, bem acima da média da UE (46%), e que se adivinha que possa aumentar nos próximos meses. Em 2015, registou-se um aumento de 1.7% do número de dormidas por parte de cidadãos residentes em Portugal, comparativamente com o mesmo período do ano passado.

Lisboa por exemplo, foi durante o ano passado 14º destino europeu mais procurado por visitantes internacionais, de acordo com a edição de 2015 do Global Destinations Cities Index, da Mastercard. A capital portuguesa ocupa o 35º lugar da tabela geral e subiu um lugar na tabela europeia, para a 14ª posição. Segundo os dados fornecidos pela Mastercard, o aumento de procura por Lisboa cresceu 4,9% relativamente aos dados de 2014, tendo-se fixado nos 3.564.041 visitantes internacionais em 2015 contra 3.397.255 do ano anterior.

A participação de Portugal nestes prémios representa mais um impulso para a promoção do turismo português, e representa uma grande oportunidade para todos os agentes do setor.