Curso de Especialização em Direção Hoteleira – Formação

O Curso de Especialização em Direção Hoteleira visa contribuir para a valorização da função de Diretor/a de hotel. Na sequência do fim da regulamentação do acesso à profissão, a ADHP deseja contribuir para a formação contínua dos atuais e futuros Diretores/as de hotel em Portugal, providenciando formação iminentemente prática, ministrada por profissionais do setor com elevado know-how prático e teórico.

O curso de Especialização em Direção Hoteleira nasce da experiência no desenvolvimento de 13 cursos de graduação em Direção Hoteleira (homologado pelo Turismo de Portugal, I.P) desde 2009, envolvendo 240 Diretores/as e futuros Diretores/as de hotel.

Este novo curso é agora reformulado, sendo todos os conteúdos, cargas horárias e módulos essenciais, concebidos de forma a responder às necessidades de formação do setor e da função. Os conteúdos de formação foram atualizados para responder às novas tendências na hotelaria, ao comportamento do consumidor, a funções emergentes e a novas realidades de distribuição online, bem como ao momento de transformação da hotelaria nacional e aos desafios que enfrenta.
Aposte na sua formação e garanta aprendizagem, partilha de experiências e práticas, com um corpo docente especialista, de provas dadas na indústria e com longa experiência de docência e formação profissional.

Ficha de Inscrição

OBJECTIVOS GERAIS

• Contribuir para a valorização dos profissionais do setor da hotelaria.
• Preparar tecnicamente profissionais que pretendam exercer funções de Diretor/a de Hotel que provenham de outras áreas de atividade, ou que estejam no início das suas carreiras.
• Auxiliar atuais Diretores/as que desejem atualizar conhecimentos e partilhar boas práticas.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

• Demonstrar competências na gestão de hotéis, de diferentes tipologias, supervisionando a eficiência e qualidade de serviço, em todos os domínios da operação – Alojamento, Comidas e Bebidas, Vendas, Manutenção, Segurança, Qualidade, RH e Gestão.
• Demonstrar competências de gestão e supervisão diária da operação e gestão estratégica da(s) unidade(s) refletindo as melhores práticas nacionais e internacionais estabelecidas.

DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA

A formação do curso de especialização é eminentemente orientada para a prática, com reflexão constante da aplicação dos conteúdos formativos ao desempenho da função de Diretor/a de hotel.
O módulo de business plan é transversal a toda a ação, sendo um projeto prático onde os formandos desenvolverão o plano de negócios para o seu hotel (plano simulado se não desempenharem de momento funções de Direção).

• Os nossos formadores são profissionais em hotelaria, em hotéis de referência, com carreiras sólidas e formação superior especializada.
• 100% do corpo docente com experiência de docência de ensino superior e/ou formação de graduação em Direção hoteleira.
• Formação baseada em estudos de caso, partilha de experiências, trabalhos de grupos, simulações, análise e implementação de boas práticas e principais SOP (standard operational procedures) por categoria de produto hoteleiro.

PROMOTORES

ADHP: A Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal representa os Diretores/as dos Hotéis Portugueses, com um número superior a 800 associados e tem por missão a defesa, promoção e representação dos associados nos seus interesses e aspirações profissionais, elevando o seu nível cultural e técnico, assim como o fomento, o intercâmbio e a difusão de conhecimentos e experiências técnicas de gestão hoteleira e turística

INP: O INP – escola de profissões – possui uma experiência com mais de quarenta e nove anos de ensino. A formação em Turismo foi, desde início, uma das principais apostas dos seus fundadores que cedo perceberam a pertinência deste sector estratégico para o país. Deste modo, o INP complementou o seu ensino regular com Pós-Graduações, que definem um espaço de inovação constante ao nível dos saberes necessários à especialização exigida pelos mercados.

MÓDULOS E FORMADORES

Disciplinas Horas Docentes
Gestão Estratégica 20 Francisco Moser
Business Plan 20 Álvaro Dias
Gestão de Recursos Humanos 28 Vítor Silva
Gestão Comercial 20 Isabel Froufe
Marketing 2.0 20 João Geraldes
Gestão Operações Hoteleiras FO 24 Artur Fernandes
Gestão Operações Hoteleiras F&B 24 Pedro Pinto
Gestão de Instalações e Equipamentos 20 Henrique Pontes Lopes
Gestão Financeira 20 Álvaro Dias
Legislação Hoteleira 24 Carlos Torres
Qualidade e Ambiente 20 Patricia Guedes
Revenue Management 20 Henrique Henriques
Total 260 Horas

Ficha de Inscrição

PRÉ REQUISITOS DE SELECÇÃO E ACESSO AO CURSO

Tendo em conta os objetivos gerais do curso, a seleção de formandos cumpre a seguinte lista de preferências:
• Atuais Diretores/as ou Subdiretores/as de hotel.
• Atuais chefias intermédias em hotelaria;
• Profissionais licenciados em outras áreas de atividade que desejem exercer funções em hotelaria – preferência a licenciaturas nas áreas de gestão, economia, turismo.
• Licenciados em gestão hoteleira, ou curso técnico profissional das escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal, sem experiência de Direção funcional ou gestão.
• Licenciados em outras áreas de atividade sem experiência de gestão.

REQUISITOS MÍNIMOS:

• Se não desempenhar funções em hotelaria necessita ter bacharelato ou licenciatura.
• Se desempenhar funções em hotelaria, com 2 anos de experiência em cargos de Direção, (formandos não licenciados poderão ser considerados)
• Domínio falado e escrito da língua inglesa
• Conhecimentos de Word e Excel na óptica do utilizador.

VALORES DE INVESTIMENTO E CONDIÇÕES

• 1545,00 Euros para associados ADHP à mais de 6 meses.
• 1845,00 Euros para não associados.
• Todos os valores com IVA já incluído – taxa 23%.
• 5% de desconto para inscrições feitas até 15 dias antes da data de início do curso.
• 30% de inscrição efetiva (após validação de requisitos). A pré-inscrição deve ser feita até 7 dias antes do início do curso. A pré-inscrição, ou outras tranches não são reembolsáveis em caso de desistência.
• Restante pagamento: 35% após 30 dias de início da formação e 35% após 60 (cheques pré-datados).
• Importante: no caso de pretender que a factura/recibo seja emitido em nome de outra pessoa ou entidade é necessário informar nome, morada e NIF juntamente com a inscrição.

ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

Lisboa (sede da ADHP) Porto, Seia, Algarve
Quintas e Sextas-feiras das 18h30 às 22h30
Sábados das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Formação em sala disposta em U, turmas de 10 a 18 formandos.

AVALIAÇÃO

A avaliação dos formandos será baseada na participação, na assiduidade, na motivação, nos trabalhos de grupo e trabalhos individuais realizados.
O módulo de business plan tem uma ponderação de 30% na avaliação final.
Nos módulos onde se justifique, a avaliação será feita por teste final.
A avaliação da formação será feita mediante questionário que permite a recolha e tratamento dos resultados de formação, relativamente, à estrutura do programa, metodologia, utilizada, desempenho dos formadores, modelo organizativo da ação, recursos técnicos, recursos humanos e recursos materiais.

CERTIFICADO

Os formandos que concluírem a formação com aproveitamento receberão um Certificado, de acordo com a legislação em vigor, emitida pela organização conjunta dos promotores.

INSCRIÇÕES

Ficha de Inscrição

geral@adhp.org | Tel: 213 017 443 | Fax: 213 011 000

EQUIVALÊNCIAS ENTRE CEDH (ADHP) E MESTRADO EM GESTÃO (ISG – INSTITUTO SUPERIOR DE GESTÃO)
A aprovação neste curso proporciona a creditação de determinadas Unidades Curriculares no Mestrado em Gestão do Instituto Superior de Gestão (http://www.isg.pt/ensino-cursos/cursos/mestrados/mestrado-em-gestao.html), nos termos da legislação aplicável e com ratificação dos órgãos da escola.

PARA MAIS INFORMAÇÕES
Mestre Conceição Lopes| ISG |Tel: 21 751 37 74 | 96 137 65 05 |conceicaolopes@ensinus.pt